73% das transações com cartão no Brasil já usam aproximação

A modalidade de pagamento por aproximação (contactless), realizada em pontos de venda físicos, atingiu um patamar de R$ 485,9 bilhões movimentados no terceiro trimestre de 2025. Esse volume financeiro representa uma elevação de 29,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme o mais recente balanço divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Atualmente, essa tecnologia já corresponde a 72,8% do total de compras presenciais efetuadas com cartões no país. A ascensão da modalidade é notável, visto que, em apenas cinco anos, sua participação saltou de 3,9% para o índice atual. A Abecs projeta que o uso por aproximação deverá ultrapassar a marca de 80% das transações físicas até o final de 2026.

Uma pesquisa conduzida pelo Datafolha e comissionada pela Abecs mostra que 70% dos consumidores brasileiros utilizam esse método de pagamento, sendo que a maioria declara usá-lo “sempre ou quase sempre”. O dispositivo mais frequente para as operações é o próprio cartão (citado por 68% dos entrevistados), seguido pelo celular (37%) e, em menor grau, pelo relógio inteligente (2%).

Em uma visão geral, o mercado de cartões no país (crédito, débito e pré-pago) movimentou R$ 1,1 trilhão no terceiro trimestre de 2025, o que significa um crescimento anual de 10,5%.