O Banco Central (BC) divulgou novas regras que vão permitir o uso do Pix em pagamentos por aproximação, uma funcionalidade até agora exclusiva de cartões e dispositivos com NFC. As Resoluções BCB 406 e 407, publicadas na última sexta-feira, estabelecem como será o processo sem redirecionamento dos pagamentos via Pix, detalhando a participação e as responsabilidades das instituições envolvidas. Além disso, essas resoluções definem novos requisitos mínimos de capital social e patrimônio líquido para as instituições que decidirem oferecer essa novidade.
Esse recurso promete facilitar ainda mais os pagamentos, tanto presenciais quanto online, trazendo mais praticidade para o dia a dia dos usuários. A partir de novembro, as instituições financeiras que controlam 99% das transações de iniciação de pagamento precisarão implementar essa funcionalidade. Para as outras, o prazo vai até janeiro de 2026.
O BC também informou que publicará um ato normativo específico para definir as condições e limites para os testes de produção, previstos para novembro deste ano, com lançamento oficial da funcionalidade em fevereiro de 2025. Para oferecer o Pix por aproximação, as instituições precisarão adotar mecanismos de comunicação NFC e seguir os novos protocolos definidos pelo BC.