Disney vai investir US$ 1 bilhão na OpenAI e levará personagens para Sora

A Walt Disney Company anunciou que vai fazer um investimento de US$ 1 bilhão em ações da OpenAI e fechou um acordo de licenciamento de três anos que permitirá integrar mais de 200 personagens da Disney, Marvel, Pixar e Star Wars à plataforma de vídeo gerado por IA Sora, da OpenAI.

Pelo acordo, a ferramenta Sora poderá gerar vídeos curtos acionados por usuários para redes sociais usando esses personagens e elementos como figurinos, cenários e veículos, e parte desse conteúdo poderá ser exibido no serviço de streaming Disney+ a partir de 2026.

A Disney também passará a usar as APIs da OpenAI para desenvolver novos produtos e ferramentas internas e deve implantar o ChatGPT para seus funcionários.

A nova parceria faz da Disney um dos principais clientes da OpenAI e marca a primeira vez que a empresa licencia oficialmente sua propriedade intelectual para uma plataforma de IA externa, em meio a um contexto mais amplo de indústria e debates sobre direitos autorais e uso de conteúdo gerado por inteligência artificial.

O acordo não inclui o uso de vozes ou semelhanças reais de atores dos personagens, mantendo restrições a esses elementos, e prevê salvaguardas para proteger a propriedade intelectual e evitar conteúdos ilegais ou prejudiciais.