Na corrida para se destacar no mundo das ferramentas de produtividade, o Dropbox também entrou no jogo da inteligência artificial. Em maio, a empresa anunciou a aquisição da Reclaim.ai, uma startup especializada em agendamento automatizado com IA. A ideia é reforçar sua plataforma e se manter competitiva frente a gigantes como Notion e ClickUp.
Embora o valor da compra não tenha sido revelado, a Reclaim traz consigo cinco anos de experiência, cerca de 43 mil empresas clientes e mais de 320 mil usuários. Desde a sua fundação, a startup já levantou US$ 9,5 milhões em investimentos de grandes nomes como Index Ventures e Calendly, outro peso pesado no universo dos agendamentos.
Em um vídeo postado no X, os fundadores da Reclaim.ai revelaram que toda a equipe de 22 pessoas da startup está se juntando ao Dropbox. Apesar disso, a Reclaim continuará operando com sua própria marca, mesmo agora sob a asa do Dropbox.
“A missão do Dropbox é ‘projetar uma maneira mais avançada de trabalhar’ – um objetivo que compartilhamos desde que a Reclaim começou em 2019. Ao unir forças, podemos apoiar essa missão e ajudar milhões de pessoas a reservar tempo para o que realmente importa, além de explorar novas formas pelas quais a IA pode melhorar o jeito que trabalhamos”, declarou a Reclaim.ai em um post.
Essa jogada do Dropbox segue uma tendência crescente entre as empresas de produtividade, que têm integrado cada vez mais ferramentas de agendamento e gerenciamento de calendário às suas plataformas. No início deste ano, a ClickUp, apoiada pela Tiger Global, comprou a startup de calendário Hypercal, com planos de lançar novos recursos. E a Notion, em janeiro, lançou seu próprio produto de calendário, baseado no Cron, que adquiriu em 2022.
Em meio a tudo isso, o Dropbox divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2024, mostrando uma receita de US$ 634,5 milhões, um aumento de 1,9% em relação ao ano anterior, e alcançando 18,22 milhões de usuários pagantes, um leve crescimento em comparação aos 18,04 milhões do ano passado.