Uma startup ucraniana está mostrando que até as folhas caídas das árvores podem ganhar uma nova vida. A Releaf Paper, fundada por Valentyn Frechka, transforma folhas secas em embalagens biodegradáveis, emitindo 78% menos CO2 e utilizando 15 vezes menos água do que a produção tradicional de papel.
Tudo começou quando Frechka, ainda jovem e apaixonado por química e biologia, descobriu em um experimento caseiro que era possível extrair fibras das folhas caídas. Com essa ideia na cabeça, ele decidiu criar algo que fizesse a diferença no mundo. Mesmo com a guerra na Ucrânia, Frechka se mudou para Paris e, junto com Alexandre Sobolenko, deu vida à Releaf Paper.
A startup utiliza um processo que combina técnicas químicas e mecânicas para transformar 2,3 toneladas de folhas em uma tonelada de celulose. Para se ter uma ideia, nos métodos convencionais, seriam necessárias cerca de 17 árvores para produzir a mesma quantidade de papel. Além disso, as folhas usadas são doadas por várias cidades da Europa, tornando o processo ainda mais sustentável.
“Não precisamos ir até a floresta para pegar folhas. Nas cidades, elas são um resíduo verde que já precisa ser coletado. E ainda conseguimos um equilíbrio: extraímos as fibras para fazer o papel e devolvemos a lignina como fertilizante para jardins”, explica Frechka.
Depois de coletar e preparar as folhas, a Releaf Paper remove os compostos sólidos e as seca, transformando-as em pallets prontos para a produção. O resultado? Um papel que se degrada no solo em apenas 30 dias, comparado aos 270 dias ou mais que o papel comum leva.
A indústria de papel, segundo o WWF, é responsável por 13% a 15% do consumo total de madeira e utiliza até 40% da madeira industrial vendida no mundo. Com seu processo inovador, a Releaf Paper está ajudando a mudar esse cenário.
Hoje, a startup vende embalagens como sacolas, envelopes, caixas de papelão e caixas de ovos, produzindo cerca de 3 milhões de sacolas por mês. E grandes empresas como L’Oréal, Samsung, LVMH, Logitech, Google e Schneider Electric já fazem parte de sua clientela.